Notícias

Notícia

Como cobrar por boleto na sua empresa

Oferecer os meios de pagamento mais adequados para os clientes é uma forma de reduzir atrasos e inadimplência

Autor: Fernando PitaFonte: O Autor

Oferecer os meios de pagamento mais adequados para os clientes é uma forma de reduzir atrasos e inadimplência e oferecer um melhor serviço. Por isso, saber como cobrar por boleto é fundamental para viabilizar a venda de alguns produtos ou serviços.

Mesmo com a chegada do PIX em novembro de 2020, o boleto continua sendo um dos meios de pagamento mais usados pelos brasileiros. Isso ocorre por sua característica democrática que possibilita que quem não tem conta bancária ou cartão de crédito realize pagamento.

Por isso, cobrar clientes por boleto pode ser uma maneira de facilitar o pagamento das faturas.

Nesse artigo vamos explicar como funciona o boleto e quais as vantagens de usar esse meio de pagamento.

Boleto bancário: o que é?

Nem todo mundo sabe que o boleto bancário é um meio de cobrança que só existe no Brasil. Criado na década de 80, esse documento só chegou no formato que conhecemos hoje em 1993. Foi nesse ano que foi inserido o código de barras, o código usado para escanear as informações de pagamento contidas no boleto.

Desde então, muitas pessoas aderiram a essa forma de pagar contas, que pode ser feita em uma agência bancária, no caixa eletrônico e há alguns anos através do internet banking ou app do banco no celular.

Outro ponto interessante é que desde 2018 todos os boletos bancários passaram a ser registrados. Isso significa que as instituições bancárias passaram a ter acesso às informações do boleto, evitando a possibilidade de alteração nos documentos. Essa medida imposta pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) oferece mais segurança tanto para quem cobra quanto para quem paga as faturas.

Campos mais importantes de um boleto

Ao observar um boleto é possível reparar que existem muitas informações no documento. Entender as mais importantes pode ajudar na hora de cobrar por boleto.

  • Valor do boleto: discrimina quanto deverá ser pago

  • Data de Vencimento: refere-se ao último dia em que se pode fazer o pagamento

  • Beneficiário: quem está fazendo a cobrança e irá receber o valor

  • Pagador: a pessoa física ou empresa que deve pagar o boleto

  • Data do documento: dia da emissão do boleto

  • Código de barras: código usado para fazer o pagamento

  • Linha digitável: representação numérica do código de barras

Como cobrar por boleto

Agora que passamos rapidamente pelo histórico do boleto, vamos te explicar como você pode cobrar por boleto seus clientes.

O primeiro ponto importante é saber que para utilizar esse meio de cobrança é preciso ter uma conta-corrente vinculada. É nessa conta em que será debitado o valor pago após a compensação.

Para fazer a emissão de um boleto é preciso utilizar uma plataforma de emissão de boleto bancário, que pode ser:

  • o banco em que a sua empresa tem uma conta

  • um sistema de cobranças

  • ou um intermediador de pagamentos

O processo de emissão de boleto é bastante simples:

  1. o primeiro passo é abrir o aplicativo ou internet banking do seu banco, ou o sistema de emissão de boletos que a sua empresa utiliza

  2. escolha a opção Emitir Boleto

  3. insira os dados solicitados:

    • da pessoa jurídica ou física que deverá realizar o pagamento (cpf ou cnpj, nome ou razão social e endereço)

    • a forma de pagamento (à vista ou parcelado)

    • o valor da fatura

    • a data de vencimento

    • se haverá desconto para pagamento antecipado e qual valor

    • se haverá multa por atraso e o valor

    • a taxa de juros cobrada por atraso, se houver

  4. confirme os dados e prossiga para gerar o boleto bancário

Quando custa para cobrar por boleto

Uma das vantagens de cobrar por boleto é a economia que isso pode gerar para o cliente e para a empresa. No entanto, existem muitas dúvidas sobre quais são as taxas cobradas por cobranças feitas com boleto.

Para o cliente o boleto é uma opção que costuma chamar atenção por não ter nenhum custo, diferente de transferências por TED ou DOC, por exemplo. Além disso, como dissemos, essa forma de pagamento é muito prática já que pode ser feita pelo app do banco ou internet banking também.

Já para o beneficiário, cobrar por boleto pode ter um custo, mas nem sempre é assim.

Algumas instituições financeiras cobram uma taxa pela emissão do boleto, que pode variar de R$ 3,00 a R$ 8,00. Também existem emissores de boleto que não cobram por emissão, mas tem uma taxa de compensação quando a fatura é paga. Nesses casos é preciso avaliar se essa é a melhor opção para a sua empresa.

O lado positivo é que existem opções de como cobrar um cliente por boleto gratuitamente, como é o caso da Conta Digital Cora. Com essa conta digital pj, é possível fazer a emissão de boletos sem taxas, tornando essa cobrança muito mais econômica.

Vantagens de usar o boleto bancário

Como você viu, não é toa que o boleto bancário seja uma forma de pagamento tão comum no Brasil. Abaixo, resumimos as vantagens mais importantes de oferecer pagamentos por boleto na sua empresa.

Praticidade

Cobrar por boleto é prático para a empresa e para o cliente. A facilidade de emissão e flexibilidade para aplicar descontos, juros e multa também podem ajudar no controle da inadimplência. Do lado do pagador, a possibilidade de poder realizar o pagamento pela internet ou em agências reduz a burocracia do dia a dia.

Segurança

O boleto bancário registrado também oferece muita segurança para os dois lados. Embora existam algumas fraudes que se utilizam do boleto, esse meio de pagamento costuma ser mais seguro do que outros.

Economia

Para quem emite o boleto a economia está na possibilidade de escolher um banco emissor com taxas mais baixas ou até com emissão gratuita de boletos. Isso é importante para reduzir os custos operacionais e administrativos da companhia e tem um impacto relevante principalmente para micro e pequenas empresas. Para o cliente essa é uma opção de pagamento que não tem nenhuma taxa extra quando é pago dentro do prazo de vencimento.

Oferecer a opção de pagamento por boleto bancário para seus clientes pode ser um importante diferencial. Independentemente se você comercializa produto ou serviço, essa opção também pode melhorar a gestão de cobranças da sua empresa.