Notícias

Notícia

Quarentena de sete dias será adotada por 13 estados e o Distrito Federal

Medida é válida para quadros leves de Covid; cinco estados já seguem a recomendação do Ministério da Saúde

A quarentena de sete dias para pessoas com quadros leves de Covid-19 recomendada pelo Ministério da Saúde será adotada por ao menos 13 estados e pelo Distrito Federal, de acordo com um levantamento da Agência CNN.

A orientação do Ministério da Saúde é de que o isolamento deverá ser feito por sete dias, desde que a pessoa não apresente sintomas respiratórios e febre há pelo menos 24 horas – sem a utilização de antitérmicos.

Nos casos em que a partir do quinto dia o resultado do teste seja negativo e a pessoa não apresente sintomas nas últimas 24 horas, a recomendação da pasta é que a quarentena seja encerrada mais cedo.

Os estados de São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro já adotaram a recomendação do Ministério da Saúde.

Espírito Santo, Roraima, Ceará, Amapá, Minas Gerais, Paraíba, Amazonas, Goiás e o Distrito Federal informaram que devem reduzir o tempo de isolamento, mas aguardam orientações técnicas da pasta.

Quatro estados afirmaram que vão manter a quarentena de 10 dias, quaisquer sejam os casos. São eles: Bahia, Maranhão, Santa Catarina e Tocantins.

Outros nove estados não responderam aos questionamentos da CNN.

O secretário estadual de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou em entrevista à CNN que essa diminuição é possível graças à vacina. Com a imunização, as pessoas infectadas apresentam menor carga viral, assim como a diminuição no período em que transmitem a doença.

Veja orientações do Ministério da Saúde no caso de diagnóstico positivo para Covid

1 de 10

O Ministério da Saúde recomenda que diante de sintomas compatíveis com a Covid-19, como febre, tosse, dor de garganta ou coriza, com ou sem falta de ar, as pessoas devem buscar atendimento médico. Confira outras orientações

2 de 10

Use máscara o tempo todo

3 de 10

Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo

4 de 10

Depois de usar o banheiro, limpe o vaso, mantendo a tampa fechada, higienize a pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária. Sempre lave as mãos com água e sabão

5 de 10

Separar toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos para uso exclusivo

6 de 10

O lixo produzido precisa ser separado e descartado

7 de 10

Evite compartilhar sofás e cadeiras e realize limpeza e desinfecção frequente com água sanitária ou álcool 70%

8 de 10

Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária

9 de 10

Caso o paciente não more sozinho, recomenda-se que os demais moradores da residência durmam em outro cômodo

10 de 10

Mantenha a distância mínima de 1,5 m entre a pessoa infectada e os demais moradores​