Notícias

Notícia

3º vazamento: Dados cadastrais de 2,1 mil chaves Pix foram expostos

Como nos casos anteriores, não foram expostos dados sensíveis, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi avisada e as pessoas afetadas serão notificadas

O Banco Central (BC) informou nesta quinta-feira (3/2) que foi identificado um vazamento de dados relacionados ao Pix (sistema de pagamento instantâneo) de clientes da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A. Segundo a autarquia, o vazamento foi de “natureza cadastral”.

De acordo com a autarquia, vazaram dados de 2.112 chaves Pix, incluindo o nome do usuário, o CPF, a instituição de relacionamento e o número da conta.

Desde a criação do sistema de pagamentos em tempo real, este já é o terceiro vazamento de informações relativas ao Pix.

Como nos casos anteriores, não foram expostos dados sensíveis, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) foi avisada e as pessoas afetadas serão notificadas. Para as pessoas que tiveram os dados vazados, o BC afirmou que todos serão avisados “exclusivamente por meio do aplicativo de sua instituição de relacionamento”.

Outro vazamento

Mês passado, foi identificado o vazamento de 160.147 chaves do Pix, que estavam sob a guarda e responsabilidade da Acesso Soluções de Pagamento S.A. (Acesso). O incidente foi motivado por uma falha pontual nos sistemas da instituição de pagamento.

Já em setembro do ano passado, o Banco Central comunicou o vazamento dos dados de milhares de chaves Pix sob a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe S.A (Banese). A autarquia justificou, à época, que o problema teria ocorrido “em razão de falhas pontuais” em sistemas da instituição financeira.